quarta-feira, 28 de março de 2012

AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO




          Como deve ser o perfil do trabalhador para atender às mudanças no mundo do trabalho?
Para responder esta questão, primeiramente podemos relembrar do sistema de produção mundial, onde o sistema fordista / taylorista defendeu, executou e disseminou uma produção em série para reduzir custos e atender as necessidades do mercado, influenciando até mesmo as pessoas e levando-as a uma uniformidade.
          Havia uma regularidade no modo de agir e sentir das pessoas. Esse modelo caiu e apareceu o toyotismo, que é um sistema de produção que surgiu no Japão. Enquanto o fordismo / taylorismo produzia em larga escala e estocava, o toyotismo produzia atendendo a demanda, com qualidade (se não tem pedido, não se fabrica). É o chamado Just in time.
           Relacionamos esta forma de produzir na indústria à proposta pedagógica de memorização dos conteúdos na educação. O professor “transmitia” o conhecimento ao aluno, que era obrigado a memorizar e decorar textos e fórmulas padronizadas, desconectadas de sua realidade. A globalização, processo pelo qual a vida social e cultural é cada vez mais afetada mundialmente, política e economicamente, vem transformando esse panorama ao longo dos últimos 15 anos. As empresas, atualmente, estão em um novo processo de relacionamento com seus colaboradores e em plena reestruturação produtiva. Isso acaba por estabelecer “novas formas de relação entre o Estado e a sociedade”. O mercado competitivo passa a exigir um novo perfil de trabalhadores com capacidades de adaptar-se a produção flexível e de transformar situações problemas em soluções produtivas.
          Na educação o processo, que é lento, deve levar em conta a diversidade existente entre nós seres humanos. Para tanto, deve se organizar em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser. A escola pode almejar como objetivo uma política educacional, formar o cidadão intelectual, técnica e eticamente desenvolvidos comprometidos com a construção da nossa sociedade. Para isso, as tendências pedagógicas conservadoras devem ser superadas e dar lugar às novas pedagogias que intentam promover integração entre conteúdo e método, sob a democratização social.
Referências bibliográficas:
KUENZER, Acácia Zeneida. "As mudanças no mundo do trabalho e a educação – novos desafios para a gestão". texto apreentado na IX ENDIPE, 1998. 

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